Tel: (13) 3222.3311 13 97411.1629

Caries não tratadas em dentes de leite podem afetar os dentes permanentes

Dicas
Mesmo antes do nascimento do bebê, os dentes de leite (dentes decíduo) já estão em formação, porém, normalmente eles só começam a erupcionar a partir dos 6 meses de idade. Depois de alguns anos, esses dentes começam a amolecer e chega o momento da troca pelos dentes permanentes.

Os dentes de leite apesar de não serem permanentes, se não cuidados da devida maneira podem apresentar sérias complicações a criança.

No caso de uma cárie, por exemplo, muitos pais pensam que não é preciso fazer tratamento adequado já que o dente vai cair e ser substituído por outro, mas isso é um erro! Quando a cárie em dente decíduo não é tratada, a bactéria pode entrar pelo canal do dente e promover uma infecção no germe do dente permanente, que está logo abaixo. Com isso, o dente permanente pode sofrer alterações estruturais e nascer já com alguma imperfeição, como má formação ou manchas.

Fora essas consequências na estrutura dos dentes permanentes, se não houver o tratamento, a cárie aumenta e pode tomar todo o dente de leite, e caso ele fique completamente cariado, o dentista não tem alternativa se não extraí-lo. E com essa perda precoce, o espaço deixado por ele é tomado pelos outros dentes de leite, que se movimentam e atrapalham toda a erupção dos permanentes. Com isso, os dentes definitivos podem ficar inclusos, crescerem pela metade ou fora de posição.

Por isso, não deixe que um problema simples como uma cárie em dente de leite evolua para uma grande dor de cabeça futura, faça um controle periódico com o seu filho em um cirurgião dentista, dessa forma você garante que a saúde bucal dele esteja sempre em dia!

Consulte um especialista!
Curtiu? Espalhe
Comente


Agende sua consulta
de avaliação
Endereço
Rua República do Peru, nº 56
Ponta da Praia - Santos/SP
11030-290

Como chegar?
Entre em contato
conheça a la santé
Levando sempre o melhor da odontologia aos nossos pacientes.